quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Paisagismo


A profissão de paisagista tem ganho cada vez mais destaque e ao que tudo indica tem tudo para ser uma das chamadas profissões do futuro. Se você gosta de plantas e tem uma boa afinidade com a natureza pode encontrar boas alternativas de trabalho nesse segmento. Aproveite para tirar algumas dúvidas sobre o que é paisagismo e também como se tornar um paisagista.



O Que é Paisagismo?
O paisagismo é uma atividade que envolve arte, técnica, bom senso, bom gosto e bastante criatividade. Basicamente consiste em criar espaços funcionais, bonitos, agradáveis e que utilizem plantas e outros tipos de elementos de decoração. Para compreender melhor a atividade de um paisagista confira as três etapas desse trabalho.




As Três Etapas do Paisagismo
Podemos dizer que o paisagismo consiste em três etapas que são o Projeto, a Implantação e a Manutenção. Confira abaixo um exemplo prático que vai te ajudar a compreender o que exatamente faz um paisagista.
Exemplo: Um cliente que deseja fazer o paisagismo da área de lazer dos fundos de uma casa.

Primeiro Passo – O Projeto
A primeira coisa que o paisagista precisará fazer é o projeto juntamente com o cliente e o arquiteto. Ouvindo o que o cliente e o arquiteto tem a dizer o paisagista precisará definir a posição e o layout da piscina, da churrasqueira e também acrescentar um toque mais íntimo ao espaço.



Depois de definir quais são os tipos de pisos mais adequados para o espaço o paisagista deverá escolher os elementos funcionais que irão compor o espaço para dar mais privacidade no solário da piscina. Outro ponto importante a considerar é a massa de vegetação que será utilizada para que o espaço fique mais aconchegante.
Por fim esse projeto precisará contar com elementos estéticos e plantas para dar mais beleza ao espaço do jardim. 




Segundo Passo – A Implantação
Depois de ter o projeto elaborado e aprovado chegará o momento de fazer a implantação do mesmo. O paisagista deverá acompanhar a instalação dos pisos e dos demais elementos da composição.
O profissional ainda ficará responsável pela compra de terra, plantas, adubos, pedras e o plantio de espécies vegetais. Há também a necessidade de colocar os demais elementos estéticos. 




Terceiro Passo – A Manutenção
O paisagista será o responsável pela manutenção do espaço, isso inclui o controle de ervas daninhas, pragas e doenças no jardim e como reaproveitar a água. Além disso, será necessário fazer podas, adubações periódicas e ainda o replantio para manter o espaço saudável e bonito.



Agora você já sabe o que faz um paisagista, quem se interessou por esse trabalho poderá conferir como se tornar um profissional atuante nessa área. 


Como Se Tornar Um Paisagista?
Antes de procurar um curso para ter o certificado e poder começar a atuar nessa área é importante ter certeza do que se quer. O primeiro passo é gostar de plantas, terra e outras coisas como cálculos também, pois afinal existe a parte de criação de projetos.
Além desses pré-requisitos é necessário contar uma boa dose de criatividade, pois senão não será possível criar lindos e diferentes projetos para os seus clientes. Quem não teve nenhum contato ainda com a profissão pode começar com um curso de jardinagem ou mesmo de noções de jardinagem para começar a se familiarizar.




Não se apegue a frase preconceituosa “Paisagista não é Jardineiro, e Jardineiro não é Paisagista”. Apesar de o trabalho de um paisagista incluir muito mais do que somente saber trabalhar com as plantas é importante ter uma noção de como cuidar das mesmas. Médicos também podem realizar atividades de enfermeiros, não é mesmo?



Cursos
Depois de ter boas noções de jardinagem você pode e deve procurar um curso de paisagismo que possa te ajudar a obter um certificado e assim poder começar a atuar nessa área. Já existe uma grande variedade de cursos de paisagismo em todo o Brasil e com certeza na sua cidade deve existir pelo menos um.

Faça uma boa pesquisa antes de bater o martelo e escolher o seu curso. Depois de uma boa pesquisa e de ter a certeza de ter encontrado o curso certo basta se dedicar. Para ser um bom paisagista é necessário estudar bastante e se dedicar com afinco. A dedicação sempre é o segredo de quem prospera em alguma atividade.

Algumas escolas oferecem os chamados “cursos livres” de paisagismo nos quais é possível aprender muitas coisas, porém, sem ter necessariamente um diploma ou uma graduação. Existem também aquelas que oferecem cursos técnicos de paisagismo que tem como vantagens um ensino mais abrangente e também o certificado de “Técnico em Paisagismo”.


Plantas Ornamentais
O título de técnico pode te ajudar a conquistar trabalhos melhores e ter um reconhecimento melhor. Já quem deseja ir ainda mais além pode encontrar uma boa opção no curso de “Arquitetura” com especialização em Paisagismo que irá lhe render o título de “Arquiteto(a)-Paisagista”.



Experiência
Para conseguir uma posição de destaque como paisagista será necessário ter experiência, como em qualquer profissão. A dica é aceitar alguns trabalhos menores no começo como fazer jardins, por exemplos. Mesmo que seja o jardim de uma amiga da sua tia-avó você deve aceitar, pois é uma experiência.

Divulgue-se
Além de aceitar e realizar esses trabalhos menores é importante manter um bom registro fotográfico dos seus trabalhos. Tente se tornar um bom fotógrafo, pois será importante conseguir um bom registro das suas criações. Criar um blog ou site para expor essas fotos como um portfólio também é válido.


Mantenha o seu portfólio sempre atualizado e de preferência tenha um cartão sempre a mão para oferecer para os possíveis novos clientes. Busque também fazer novos contatos e divulgar para os amigos e conhecidos que você é um paisagista e o que faz, pois ainda não é todo mundo que sabe o que faz um profissional dessa área.

Ser um paisagista pode ser algo bem interessante e que vai mudar a sua forma de ver e se relacionar com o mundo. Se esse é o seu sonho não deixe de lutar por ele e se preparar para chegar ainda mais longe. Fazer o que se ama no trabalho é uma forma de ser feliz.


Posts Relacionados
Veja dicas de como fazer paisagismo em condomínios e tornar o ambiente muito mais agradável. Também é possível aplicar as dicas de paisagismo em apartamentos, por menor que seja o ambiente, sempre dá para desenvolver algo relacionado às plantas. Conheça o estilo de paisagismo chamado de jardim italiano e suas características.

Com foco nos jardins urbanos, como jardins verticais e telhados verdes, acreditamos que a natureza deve estar ao nosso redor em todos os lugares, pois é sabido que dessa convivência resulta uma melhor qualidade de vida.

Usar técnicas de alto desempenho e eficiência, facilidade de execução e manutenção e excelente resultado estético. Tudo pensado com a premissa de impactar positivamente o meio ambiente e promover o bem estar.

Plantas próximas à piscina, vegetação revestindo áreas externas e até telhados.
Tudo é possível!!


Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 

Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.

Designer by Divulgo & Compartilho



Nenhum comentário:

Postar um comentário