terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Botafogo, Sua Beleza e Sua História


Botafogo é o bairro que possue o angulo mais lindo da cidade do Rio de Janeiro!!


Seja Dia...

Ou Seja Noite... É lindo!!

Mas não é só beleza que este bairro tem.



BOTAFOGO
Cognome do galeão português do século XVI cujo nome oficial era São João Baptista.

Botafogo é um bairro nobre de classe média alta da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Com quase 100 mil habitantes, o bairro é conhecido por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca ao fundo.

Apresenta cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de show, museus, centros empresariais, consulados, clínicas e hospitais e algumas mansões preservadas do fim do século XIX e do início do século XX.

É também o bairro onde se localiza a sede de um dos principais clubes de futebol do Brasil, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, e onde abrigou o seu primeiro campo, na Rua Voluntários da Pátria.

O bairro também abriga a escola de samba São Clemente. É conhecido no Rio de Janeiro como o bairro das escolas e o bairro das clínicas, devido à grande presença desses estabelecimentos na região, ou ainda, por moradores de outros bairros, como bairro de passagem, por se localizar entre o Centro e o resto da Zona Sul da cidade.

O bairro também é conhecido por sua qualidade de vida, que influencia pela alta expectativa de vida de sua população e o grande número de idosos.


HISTÓRIA
A história do bairro de Botafogo se confunde com a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565, no Morro Cara de Cão, localizado em frente ao atual bairro de Botafogo, onde hoje está localizada a Fortaleza de São João.

Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação da cidade, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atual Enseada de Botafogo. A região doada era a atualmente compreendida pelo bairro de Botafogo.

Mas o bairro acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Sousa, conhecido como "Botafogo", por ter sido chefe da artilharia do famoso galeão português Botafogo.

A chegada da família real portuguesa à cidade, em 1808, mudou a vida da cidade e, naturalmente, de Botafogo. De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres e também dos comerciantes ingleses, que procuravam o bairro para, nele, construir suas residências.


DESENVOLVIMENTO
Foi na primeira metade do século XIX que as ruas começaram a definir os contornos do bairro. Antes, Botafogo tinha apenas o Caminho do Berquó, hoje a Rua General Polidoro, o Caminho de Copacabana, atual Rua da Passagem, a Praia de Botafogo e a São Clemente, que cortava o bairro. Pouco a pouco, outras ruas começaram a surgir. O lugar mais nobre continuava sendo a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Na Rua Voluntários da Pátria, estabeleciam-se os pequenos nobres e comerciantes.

Na década de 1850, surgiram as ruas Dona Mariana, Sorocaba e Delfim, que, mais tarde, foi rebatizada de "Paulo Barreto" em homenagem ao verdadeiro nome do escritor João do Rio. Havia ainda a rua do "lá vai um": a Rua Venceslau Brás, chamada assim porque ficava justamente entre o Hospício Pedro II, onde hoje funciona a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Asilo Santa Teresa.

A Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, na Praia de Botafogo, foi erguida em 1892 com suas torres em estilo gótico.


O primeiro colégio do bairro foi o da Imaculada Conceição, logo seguido pelo Colégio Santo Inácio, na Rua São Clemente e pelo Colégio Andrews, cuja antiga sede localizava-se na Praia de Botafogo, onde, hoje, existe o Colégio PH.

Botafogo, atualmente, é um dos mais importantes centros de serviços da Zona Sul, principalmente para os bairros vizinhos de Humaitá e Urca, de padrão mais residencial. Na Rua Voluntários da Pátria e nas suas imediações, está o principal centro comercial da região, com inúmeras lojas, agências bancárias, edifícios comerciais e sedes/escritórios de grandes empresas, como Furnas, NET, Prudential e Claro.
Outras empresas estão instaladas nos centros empresariais da Praia de Botafogo e na Torre Rio Sul, como Coca-Cola, Intelig, PSA Peugeot Citröen, Odebrecht, Andrade Gutierrez e IBM. A Band Rio tem sua sede na Rua Oliveira Fausto e a telefônica Oi na Rua General Polidoro.

Na Rua Sorocaba, foi instalada, há cerca de um ano, a primeira tevê aberta de esportes do Brasil, a TV Esporte Interativo.

A região tem sido palco de inúmeros lançamentos imobiliários nos últimos anos. Nesse processo de modernização do bairro de Botafogo, sobressai-se o entorno da Rua da Passagem.

Possui três Shopping Centers:
Shopping Rio Sul, Botafogo Praia Shopping e Casa e Gourmet Shopping.

CENTROS IMPORTANTES
Centro Empresarial Rio
Centro Empresarial Botafogo
Centro Empresarial Mourisco
Torre Rio Sul

Imagem: Fabio Barros

EDUCAÇÃO
A grande presença de escolas tradicionais faz com que o bairro se tornasse um dos principais polos de educação da cidade.

COLÉGIOS TRADICIONAIS

Colégio Princesa Isabel

Colégio Pedro II // Escola Britânica (TBS) // Colégio Eduardo Guimarães
Colégio Santo Inácio // Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin
Instituto de Tecnologia ORT // Escola Alemã Corcovado
Escola Dínamis // Colégio QI // Colégio pH // Colégio _A_Z
Colégio Andrews // Colégio Imperial // Colégio Santo Amaro
Colégio Santa Rosa de Lima // Colégio da Imaculada Conceição
Colégio Princesa Isabel // Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche
Creche São João Batista // Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Centro de Ciência Políticas e Jurídicas - CCJP/UNIRIO
Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA
Escola Americana Católica Our Lady of Mercy (OLM)
Fundação Getúlio Vargas



CULTURA
Botafogo conta com dois museus: o Museu Villa Lobos e o Museu do Índio. Há cinemas no Shopping Rio Sul, na Rua Voluntários da Pátria o Grupo Estação, dentro do Botafogo Praia Shopping o Cinemark Botafogo e, recentemente, o Espaço Itaú de Cinema o antigo Arteplex, na Praia de Botafogo. Há um Teatro na Rua Conde de Irajá Companhia de Teatro Contemporâneo.

Em 2013 foi inaugurado a Casa Daros, um moderno centro cultural instalado em um histórico casarão do século XIX, na Rua General Severiano

Há um clube esportivo, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano. Há duas escolas de samba: a São Clemente, que, apesar de estar sediada na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade, é oriunda do bairro e a Mocidade Unida do Santa Marta, da Favela Santa Marta.


Só pra curtir...
[Crédito de Imagem: Pedro-Kirilos-Riotur]

Fonte: Wikipedia 
Fonte Imagens: Google - Creditos serão adicionados quando solicitados pelo autor.
Esta pesquisa tem por finalidade, pontuar e marcar e divulgar a história do bairro acima.



Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 


Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário