sábado, 10 de janeiro de 2015

Sucos, Existe Coisa Melhor Neste Calor?



SUCOS, EXISTE COISA MELHOR NESTE CALOR?

Um suco (português brasileiro) ou sumo (português europeu), refresco ou ainda néctar é uma bebida produzida através do líquido extraído de quase todos os frutos, geralmente despejando-o em um recipiente. Opcionalmente, o líquido pode ser coado antes do consumo. Certa quantidade de água também pode ser adicionada ao recipiente para a diluição do suco. Por fim, geralmente adiciona-se uma dosagem de açúcar ou adoçante ao suco para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto. Além dos frutos, sucos também podem ser obtidos pelo processamento de outras partes dos vegetais, tais como folhas, talos ou raízes.

É disponível no comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido,
ao estado (aproximado) do suco original.

Recentemente, tornou-se popular a combinação de sucos de diferentes frutas em uma única bebida.





Técnicas de Preparo

Diversas técnicas diferentes podem ser utilizadas para a obtenção de sucos a partir dos vegetais. Frutos ricos em líquidos, como a laranja ou o limão, podem simplesmente serem espremidos de modo a extrair a porção liquida existente em seu interior. Sucos de frutos e vegetais mais duros, como a polpa do coco, a maçã ou a pêra, podem ser obtidos mediante o uso de liquidificadores ou outros eletrodomésticos similares. Para vegetais ainda mais duros e dotados de pouco líquido, tais como cenoura, folhas de couve, beterraba, devem ser utilizadas centrífugas para a extração do suco. Em situações específicas utiliza-se um engenho ou moenda para obtenção do suco: é o caso da garapa, nome suco obtido a partir do processamento da cana-de-açucar.

Conforme suas características, certas partes dos vegetais podem ser descartadas antes do preparo do suco. A casca das laranjas apresentam uma substância de sabor amargo sendo, normalmente, descartada. Os caroços e partes duras devem ser retirados antes de colocar as frutas no eletroméstico utilizado para fazer suco. As sementes podem ser incluídas no preparo dos sucos. Contudo, a semente de alguns frutos podem ser tóxicas.

Após processados, os sucos podem ser bebidos diretamente (in natura), ou passar por processos industriais que o tornam aptos a serem armazenados para obter maior durabilidade, possibilitando assim o transporte e, posteriormente, sua comercialização ao consumidor.

As principais técnicas de processamento consistem na pasteurização , liofilização , condensação, resfriamento, congelamento; ou ainda, a combinação entre dois ou mais destes processos. Mas nada como um delicioso e geladinho suco natural!!


Diferenças entre Suco, Néctar e Refresco


São várias. A principal está relacionada ao teor do suco de fruta presente na bebida. O suco, como o próprio nome sugere, é um produto composto por 100% de fruta in natura. “Segundo determinação do Ministério da Agricultura, ele não pode conter aromas ou corantes artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10% de seu volume”, afirma Gisele Camargo, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo.
Apesar de similares, há uma diferença entre as definições de suco, néctar e refresco, como explicitado a seguir:

Suco é mais concentrado, integral, com 100 % de fruta. Se contiver açúcar, a quantidade máxima permitida é de 10% da composição e no rótulo deve haver a frase “suco de fruta adoçado”. Corantes e conservantes não podem ser adicionados ao suco.

Existem algumas exceções a essas regras, como os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.

Néctar possui uma concentração menor de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.

Refresco é uma bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com a adição de açúcares. O teor de fruta varia de 2 a 10%. Não há a obrigatoriedade de haver fruta in natura na composição. Contudo, neste caso, devem estar claras no rótulo as expressões “artificial” e “sabor de”.

O Ministério da Agricultura brasileiro obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.


Capacidade Nutricional dos Sucos de Frutas

Os sucos não devem ser vistos como remédios, nem sua ingestão deve ser adotada como método exclusivo no tratamento de enfermidades. Também não deve ser a única fonte de alimentação de uma pessoa, pois são carentes em proteínas e outras substâncias essenciais à manutenção da vida humana. Contudo, os sucos são alimentos puros e muito nutritivos que oferecem ao corpo diversas vitaminas e sais minerais que ele necessita para se manter saudável.



Pesquisas indicam que os sucos de abacaxi e acerola podem, respectivamente, fornecer 6 a 12% da RDA (ingestão diária recomendada) de ferro para as crianças.

Eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de está sendo privado de algo.

.contribui na saúde cardiovascular
.melhora a capacidade fisíca
.ajuda a baixar a pressão arterial
.dormir bem
.ter mais energia

Tomando suco, elimina-se uma etapa do processo digestivo-extrair o liquído das fibras - oferecendo ao corpo, com mais eficiência, os nutrientes que ele mais necessita. 

Algumas dicas importantes:

.tomem sucos assim que ficarem prontos
.não armazená-los na geladeira
.quando tomar suco de hortaliças trate de mastigá-los.

Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais,não precisa exagerar nas quantidades de sucos ingeridos.

Um ou dois copos diários cumpre bem a função de limpar o organismo.




Importância na Nutrição Infantil

Por serem ricos em sais minerais, vitaminas e possuirem açúcares de fácil absorção, os sucos naturais são considerados como um ótimo aliado da boa nutrição infantil.

Os sucos consistem em ricas fontes de fibras alimentares. A utilização dos sucos de frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, vitais para o desenvolvimento saudável das crianças. Mas deve sempre ser preferido o suco não processado, pois, além de perderem vários nutrientes, os sucos industrializados são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes artificiais, que podem causar alergias, gastrite e outras doenças.

Outro aspecto importante é que a ingestão dos sucos de frutasdeve ocorrem em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que ele não oxide e perca parte de suas propriedades nutritivas.

Especialistas ressaltam a importância de fornecer sucos às crianças desde antes do primeiro ano de idade, para que elas se acostumem com os sabores das frutas, passando a dar preferência aos sucos em lugar de refrigerantes, que podem ser nocivos à saúde infantil.

Fonte: Wikipedia






ALGUMAS RECEITAS DE SUCOS




Refresco de Verão
3 litros de água
1 limão
1 colher de chá de gengibre
Gengibre: Raiz utilizada para enriquecer o sabor de bebidas quentes, pães, biscoitos, carnes, aves, batata doce, cenoura e outros vegetais, bolos e pratos orientais.
É originário da África e da Jamaica.
É um condimento picante extraído da raiz da planta de mesmo nome.
O gengibre é amarelo-claro e pode ser encontrado fresco nas feiras
ou supermercados ou em pó.
Fica excelente quando combinado com outras especiarias (alho, cravo, canela).
12 folhas de menta frescas (hortelã)

COMO FAZER:
Coloque cerca de 3 litros de água num jarro (ou garrafão).
Use preferencialmente água filtrada certificando-se assim da sua pureza.
Lave um limão, corte-o em rodelas bem finas e junte-o à água.
Não necessita de espremer o sumo, basta apenas adicionar as rodelas à água.
Descasque e corte em rodelas finas um pepino, e junte-o à água.
Lave e adicione 12 folhas de menta frescas.

Rale 1 colher de chá de gengibre em raiz, ou seja, de gengibre fresca.
Junte a gengibre ralada à água.
Mexa tudo, cubra e deixe na geladeira durante a noite.
No dia seguinte beba esta bebida fresca.






Suco de Morango ao Leite Caseiro

OBS: Se você for alérgico a leite de vaca, pode susbstituir por leite de soja ou de cabra. Se for alergico a qualquer leite, troque por suco de laranja.




6 morangos
1 pacote de suco de morango
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
8 pedrinhas de gelo

COMO FAZER:
Corte os morangos bem picadinhos e coloque no liquidificador com o suco de morango, o leite, o leite condensado, creme de leite e as pedrinhas de gelo, bata tudo no liquidificador e está pronto seu suco, delicioso e muito cremoso.





Suco de Uva e Chá Verde


1 saquinho de chá verde
10 uvas sem caroços
1 copo de água de coco
Açúcar e gelo a gosto.

COMO FAZER:
Em uma panela ferva um copo de água e despeje o saquinho de chá verde, mexa até dissolver. Coe e despeje no liquidificador junto com os demais ingredientes, bata até ficar homogêneo. Coe numa peneira, coloque o açúcar, o gelo e sirva a seguir.





ADORO TUDO QUE LEVA CAFÉ
Café Gelado com Chantilly


1 litro de leite congelado
50g de café solúvel
1 lata de leite condensado
cobertura de chocolate para sorvete
Chantilly
Chocolate em pó ou canela para polvilhar

COMO FAZER:
Bata no liquidificador o leite congelado em pedaços, o leite condensado e o café solúvel.
Depois de pronto, decore um copo de vidro com a cobertura de chocolate para sorvete.
Coloque o café gelado e por cima o chantilly.
Polvilhe chocolate ou canela por cima do chantilly.






Fica a Dica: Gosto muito deste Blog
 Nutrição Mais Sabor e Saúde



Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 


Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário